Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins

                     Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Jogos Vorazes é o primeiro livro da série onde somos introduzidos ao mundo distópico criado pela Suzanne Collins. Confesso que não fui fisgada totalmente pela leitura até a metade do livro. Mas é justificável, afinal é um universo totalmente novo.

Vamos conhecer a protagonista e narradora do livro, Katniss, que mora num país conhecido por Panem (antigo EUA), que é subdividido em distritos e controlado pela Capital. No começo de tudo, Panem possuía um total de 13 distritos, mas o décimo terceiro rebelou-se contra a Capital e foi abolido. Como uma lembrança do poder da Capital sobre os distritos, foi criado um evento importantíssimo em todo o país: Os Jogos Vorazes, que acontece todo ano e é uma espécie de Reality Show onde crianças e adolescentes lutam pela própria vida.
Essas crianças e adolescentes são jogados em uma arena e forçados a matar uns aos outros até que reste apenas um jogador. Vale dizer também, que para os Jogos são selecionados duas pessoas (um casal) de cada distrito.

Voltando para nossa protagonista, descobrimos que por algum motivo, Katniss e um outro garoto de seu distrito, são escolhidos para participar do terrível evento. Isso é tudo o que eu posso falar, eu acho, por que se eu falar muito vou acabar dando spoiler hehehe.
Eu gostei muito do livro. Especialmente as sensações que tive enquanto via todo o sofrimento, angústia de Katniss. A autora sobre trabalhar muito bem as descrições nas cenas de luta, de ferimentos etc. Me sentia aflita toda vez que a protagonista se machucava. O final também me surpreendeu muito, com uma reviravolta incrível!
                                                                                  "Que a sorte esteja sempre a seu favor."
                                             
                                                              Em chamas
SE VOCÊ AINDA NÃO LEU A SÉRIE, MELHOR PARAR POR AQUI.

Em chamas, segundo livro da série, é o livro que marca um série de acontecimentos importantes para o futuro de Panem. Por que depois da vitória de Katniss e de Peeta, o que foi visto como uma afronta à Capital. Ao mesmo tempo que a capital interpretou a atitude de Katniss e Peeta no fim dos jogos como uma afronta ao poder deles, os outros distritos interpretaram como um levante. Como se Katniss tivesse induzido a população à uma rebelião.

Katniss então, é vista como o que eles apelidam de "Tordo". O símbolo de uma revolução que visa a destruição absoluta da Capital que tanto manipula o país. Mas o problema é que, sendo o Símbolo que ameaça o que é mais poderoso em Panem, Katniss todo mundo que ela conhece corre sérios riscos. Sim, a Capital tem um plano. E não, não é um plano qualquer.



                                                              A Esperança 
Suzanne Collins realmente não tem pena de seus personagens. Pelo o que eu vi, se ela acha que alguém tem que morrer, ela não hesita, vai lá e mata. Sofri muito com esse terceiro livro.

Depois de todo o alvoroço de Em Chamas, o que antes era uma faísca, agora explodiu. Os distritos se voltam contra a Capital e lutam para destruí-la. Então já é mais que óbvio que acontece um verdadeiro "banho de sangue". Os rebeldes fazem o possível pra derrubar a Capital, mas a mesma não entrega os pontos assim de primeira. Muitos personagens morrem durante o livro e mesmo que muita gente não tenha gostado, ou achado injusto, eu achei bem realista.

Sendo o principal símbolo do levante, Katniss ainda tem que lidar com todo o sofrimento devido á situação do seu distrito e é claro, Peeta também está com problemas.


Lia.


0 comentários:

Postar um comentário